Prefeitura de São Paulo – 08/10/2019

O projeto envolve a formação de professores e multiplicadores sobre boas práticas e pretende mobilizar mais de 120 mil pessoas (alunos e familiares) sobre as boas práticas de consumo e descarte dos plásticos

Após um trabalho piloto de educação ambiental sobre o consumo consciente e descarte adequado dos plásticos, a Plastivida firmou parceria com a Prefeitura de São Paulo para atuar nos Centros de Educação Unificada (CEUs). Essa ação é de grande importância, pois quando oferecemos para a população a informação correta sobre todos os benefícios dos plásticos e sobre como ele pode ser consumido de forma responsável e encaminhado para a reutilização e reciclagem, mudamos a relação da sociedade com o consumo de forma geral, promovendo o desenvolvimento sustentável.

 

CEUs:

CENTROS UNIFICADOS EDUCACIONAIS DA PREFEITURA DE SP A Plastivida, em parceria com o Instituto Brasileiro do PVC, lançou o Projeto de Educação Ambiental e Reciclagem dos Plásticos, que vem sendo realizado desde 2016 nos CEUs de São Paulo.

Com o objetivo de melhorar a relação da sociedade com os plásticos, por meio da divulgação de suas aplicações e de ações de sensibilização focadas no consumo responsável, descarte correto e reciclagem.

O sucesso deste projeto deve-se ao envolvimento e a dedicação da Equipe do CEU, Diretores, Coordenadores, Professores e Alunos.

Estrutura do Projeto:

*  Curso de formação dos educadores homologado pela DRE – Diretoria

Regional de Ensino de Pirituba/Jaraguá; oferece pontuação curricular para a formação dos participantes, contribuindo para a evolução funcional do educador.

O curso é composto por aulas expositivas e um trabalho de conclusão de curso (TCC) desenvolvido em acompanhamento aos projetos de reciclagem integrados aos trabalhos.

Conteúdo das aulas expositivas e dinâmicas educacionais:

– “Sustentabilidade e Educação: plásticos, reciclagem e resíduos sólidos”

– “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”

– “Reciclagem no Brasil”

– “Educação Ambiental – a transversalidade da sustentabilidade”

– “Lixo nos Mares” – Parceria com Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP) e Fórum Setorial dos Plásticos – “Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo”*.

Projetos de reciclagem:

Tampinha Legal® e Papa Cartão® no CEU: CEI, EMEI e EMEF, para possibilitar a vivência direta com todos os conceitos trabalhados em sustentabilidade e com os processos de reutilização e reciclagem. Essas ações visam mostrar, de forma lúdica, didática e educativa, que o aluno e o educador são agentes importantes no processo de reutilização e reciclagem desses materiais. Esses projetos estão em completo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco.

Recreio nas Férias

Evento organizado pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá durante as férias escolares visando atender as crianças dos CEUs e das comunidades do entorno.

No período de 2016 e 2017 foram realizadas diversas ações no CEU Vila Atlântica e em 2017 também no CEU Pêra Marmelo:

*   Curso de formação dos educadores

*   Palestras educativas

*   Oficinas de reutilização de itens plásticos

*   Semana do Meio Ambiente

*   Festa Junina

*   Virada Sustentável

*   Visita Técnica AMLURB – Curso Educadores

*   Conhecendo a Reciclagem – Caminhão Dourado AMLURB

*   Aniversário CEU Vila Atlântica/Mostra Cultural

*   Exposição de obras de professores e alunos na 9ª Semana do Plástico – Plastikids (ES)

*   Exposição de obras de professores e alunos na Ecofashion Braskem (Santo André/SP)

*   Exposição de obras de professores e alunos na feira Plástico Brasil 2017

Fonte: http://www.plastivida.org.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/855-secretaria-municipal-educacao-sao-paulo-parceria-plastivida?lang=pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *